Notícias

O que se pode fazer na horta em Setembro?

E eis-nos chegados ao final do Verão!

Estamos ainda em tempo de colheita e há que ainda atentar à rega. Os dias quentes ainda se fazem sentir e todo o cuidado para com as culturas é pouco. Como temos vindo a referir nos meses anteriores faz toda a diferença adoptarmos técnicas de empalhamento (Mulching / Paillage) e regar de forma regular e abundante.

Intensificam-se os trabalhos de recolha e secagem de sementes para uso futuro. Apesar de trabalhoso e delicado é uma tarefa da maior importância para a autonomia e economia do agricultor assim como para a preservação de espécies autóctones.

Setembro não é mês de grandes plantações, estamos no fim de um ciclo e no começo de outro, pelo que há que começar a preparar terra e sementeiras para dar início à nova estação que se adivinha – o Outono.

No que diz respeito às sementeiras continua-se a privilegiar a sementeira ao ar livre uma vez que as temperaturas são elevadas o suficiente para que não haja necessidade de estufins.

Entre o limpar da horta (de culturas em fim de vida) e as sementeiras há que começar a preparar o solo para mais uma campanha agrícola. É tempo de estrumar e fazer talhões para futuro uso.

Estamos em tempo para semear também amores-perfeitos, margaridas, malmequeres, miosótis e papoilas. Lembre-se, quanto maior a diversidade da flora na sua horta, maior a diversidade de polinizadores e auxiliares de combate a pragas.

Como habitual a nossa tabela encontra-se dividida nas 3 principais zonas climatéricas de Portugal continental (Norte, do Minho ao Douro; Centro, do Douro ao Tejo e Sul, do Tejo ao Algarve), sendo que a diferença temporal entre o Sul e o Norte ronda as 4 semanas.

Calendário de Sementeiras e Plantações

Região

Sementeira Directa

Sementeira Alfobre

Plantação

Norte

Acelgas, alface, agrião, alho francês, batata, beldroegas, brócolos, canónigos, cenoura, chicória, coentros, couves várias, endívias, erva-cidreira, ervilhas, espinafres, favas, feijão, manjerona, mostardas, nabiças, nabo, rabanete, rúcula, rutabaga, salsa.

Alface, acelga, alho francês, brócolos, cebola, chicória, couves várias, endívias, espinafres.

Alface, acelga, alho francês, brócolos, couves várias, morangueiro.

Centro

Acelgas, alface, alho francês, batata, beldroegas, brócolos, canónigos, cenoura, chicória, coentros, couves várias, endívias, espinafres, fava, feijão, erva-cidreira, manjerona, mostardas, nabiças, nabo, rabanete, rúcula, rutabaga, salsa.

Alface, acelga, alho francês, brócolos, cebola, chicória, couves várias, endívias, espinafres.

Alface, acelga, alho francês, brócolos, couves várias.

Sul

Acelga, alface, couve, cenoura, batata, fava, feijão, nabo, rabanete, rutabaga.

Alface, Couves, cenoura, nabo, rutabaga.

Alface, acelga, couves várias.