O que se pode fazer na horta em Novembro?

O que se pode fazer na horta em Novembro?
7 Novembro, 2016 Growit
Em Blog

Eis-nos chegados a Novembro!

Com o arrefecimento progressivo é tempo preparar/defender as culturas para a eventualidade de geada. Esteiras, estufins e outras proteções começam agora a ser necessárias assim como a preparação da área de plantio, fazendo regos e valas, de forma a prevenir a estagnação de águas das chuvas, agora mais frequentes.

Continuam os trabalhos de limpeza e de marcação de canteiros para uso futuro, assim como a colocação de composto e estrume.

Como tem sido nosso hábito chamamos a vossa atenção para o uso de técnicas de empalhamento (Mulching / Paillage) uma vez que faz toda a diferença quer na preservação e melhoramento do solo. Além de ajudar também no controlo de infestantes.

No que concerne às sementeiras em alfobre/viveiro há que ter cuidado com as temperaturas noturnas. Entrámos na estação fria, e com ela retornam os estufins como forma de proteger e criar condições a uma melhor germinação de sementes.

É também altura de iniciar os trabalhos de plantio das árvores de fruto: preparar covas, estrumar com composto.

Estamos em tempo para semear bolbos de flores, podar e plantar novas roseiras. Lembre-se, quanto maior a diversidade da flora na sua horta, maior a diversidade de polinizadores e auxiliares de combate a pragas.

Como habitual a nossa tabela encontra-se dividida nas 3 principais zonas climatéricas de Portugal continental (Norte, do Minho ao Douro; Centro, do Douro ao Tejo e Sul, do Tejo ao Algarve), sendo que a diferença temporal entre o Sul e o Norte ronda as 4 semanas.

Calendário de Sementeiras e Plantações

Região

Sementeira Direta

Sementeira Alfobre

Plantação

Norte

Acelgas, alface, agrião, alho, alho francês, aveia, batata (litoral), beldroegas, brócolos, canónigos, cenoura, centeio, cevada, chicória, coentros, couves várias, ervilhas, espinafres, favas, lentilhas, mostardas, nabiças, nabo, rabanete, rabano, rúcula, salsa, tremoço, trigo.

Alface, acelga, alho francês, brócolos, cebola, chicória, couves várias, espinafres.

Alface, acelga, alho, alho francês, brócolos, couves várias, morangueiro, cebola.

Centro

Acelgas, alface, agrião, alho francês, aveia, batata, beldroegas, brócolos, canónigos, cenoura, centeio, cevada, chicória, coentros, couves várias, ervilhas, espinafres, fava, lentilhas, mostardas, nabiças, nabo, rabanete, rabano, rúcula, salsa, tremoço, trigo.

Alface, acelga, alho francês, brócolos, cebola, chicória, couves várias, espinafres.

Alface, acelga, alho, alho francês, brócolos, couves várias, morangueiro, cebola, hortelã.

Sul

Acelga, alface, agrião, aveia, batata, couve, cenoura, centeio, cevada, ervilhas, fava, mostardas, nabiças, nabo, rabano, rúcula, rabanete, tremoço, trigo.

Alface, acelga, alho francês, brócolos, cebola, chicória, couves várias, endívias, espinafres.

Alface, acelga, alho francês, beterraba, couves várias.

Horta em Portugal (BIO)